(11) 9.6597-8702 | contato@davincienergy.com.br
You are currently viewing A importância da acreditação em laboratórios de ensaios

A importância da acreditação em laboratórios de ensaios

  • Post category:Outros

No último dia 9 de junho, comemorou-se o “Dia Mundial da Acreditação”, data que me instiga a realizar uma breve reflexão sobre a importância da acreditação no setor de medição de energia, mais especificamente nas questões referentes aos laboratórios de ensaios em medidores.

O organismo de acreditação reconhecido pelo governo brasileiro é a CGCRE – Coordenação Geral de Acreditação do INMETRO, a CGCRE é, portanto, dentro da estrutura corporativa do INMETRO, a unidade responsável pela acreditação de organismos e de avaliação da conformidade. A acreditação de laboratórios de ensaios em medidores, segundo os requisitos estabelecidos na norma ABNT NBR ISO/IEC 17025:2005, é aplicável a laboratórios de calibração e de ensaio, concedidos para um escopo, constituído por grupos de serviços de calibração estabelecidos na norma, incluindo serviços, faixas e melhor capacidade de medição.

Ser acreditado comprova que o organismo está apto a executar o seu trabalho com qualidade e confiança conforme as regras estabelecidas pelo Sistema Brasileiro de Acreditação, além do reconhecimento internacional por ser a CGCRE um órgão participante de acordos de reconhecimento mútuo como por exemplo o ILAC – International Laboratory Accreditation Corporation, o IAAC – International Accreditation Cooperation, o IAF – International Accreditation Forum e outros mais.

Para que a acreditação seja ainda mais efetiva e abrangente a CGCRE reúne os seus laboratórios acreditados em uma rede denominada RBLE – Rede brasileira de laboratórios de ensaios, e, um dos aspectos mais importantes desta organização é a capacidade de promover a troca de conhecimentos e de dados relevantes e estabelecer a comunhão, por meio das atividades de ensaio de proficiência, que é um dos mecanismos de controle da qualidade dos resultados das experiências entre laboratórios propriamente dita. Os benefícios provenientes da participação em ensaios de proficiência são inúmeros e dentre todos eles destaco a avaliação externa regular e independente da qualidade dos resultados de ensaios e calibrações, além de que os resultados obtidos sirvam de subsídio para implementação de ações preventivas para melhoria do laboratório, e ainda, o laboratório pode obter do organizador do programa uma fonte de assessoria técnica e orientação sobre problemas analíticos e nos procedimentos de medição e calibração.

Nos laboratórios de ensaios de medidores de energia elétrica, onde se certifica, afere, calibra, verifica e repara, a acreditação é estabelecida segundo a norma ABNT NBR ISO/IEC 17025:2005. O parque brasileiro de laboratórios ativos, dentre fabricantes de medidores de energia, reparadores e certificadores é atualmente de 27 laboratórios, segundo dados do INMETRO, distribuídos como mostra o gráfico que segue:

graf_1

Concluo, pela análise do gráfico, que as regiões sul e sudeste detêm a maior fatia da distribuição destes organismos, que naturalmente apontam para as regiões brasileiras onde há o maior consumo de energia, obviamente. Acredito que, mesmo diante de um cenário de crise, o número de laboratórios tende a aumentar por conta da busca pela qualidade, da competição entre os fabricantes e pelo anseio dos próprios usuários – consumidores de energia -, dos produtores de medidores, concessionárias e agentes regulamentadores do mercado de energia.

A acreditação de laboratórios de ensaios de medidores de energia, inspira confiança no provedor ao garantir que o produto foi avaliado por um organismo independente e competente, aumentando a liberdade de escolha e fomentando um mercado livre, porém confiável. A medida que a preocupação com a qualidade dos produtos aumenta, avança também a procura por laboratórios de acreditação, assim, os resultados das avaliações, ensaios e calibrações realizados pelos organismos e laboratórios acreditados passam a ser aceitos pelos demais organismos de acreditação signatários que devem ainda divulgar às autoridades reguladoras, aos provedores de serviços, à indústria e às concessionárias de energia.

Sendo os medidores de energia elétrica os principais equipamentos a receber atenção no que diz respeito a calibração e ensaio, ouso dizer, então, que as concessionárias de energia elétrica brasileiras devem se conscientizar quanto a importância da melhoria dos processos, da precisão dos medidores e da sua qualidade, obtidos por intermédio da acreditação. A maior importância da acreditação está, portanto, no processo de autoconhecimento que permite o aprimoramento da organização, dos recursos instrumentais e da busca da excelência pela qualidade, estes aspectos são muito mais valiosos do que simplesmente a obtenção de uma certificação de qualidade.

Fonte https://memt.com.br/blog/?p=238