(11) 9.6597-8702 | contato@davincienergy.com.br
You are currently viewing A relação entre os protocolos ION e ABNT para a medição de energia elétrica

A relação entre os protocolos ION e ABNT para a medição de energia elétrica

O protocolo ION faz parte de uma arquitetura desenvolvida pela Schneider Electric que permite a comunicação eficiente e segura entre os medidores e o seu software de gestão e monitoramento de energia. O Power Monitoring Expert, além de possibilitar a adaptação e personalização das funcionalidades do medidor com base nas demandas de cada aplicação por meio da tecnologia ION, a qual se baseia em uma programação em blocos, é também amigável ao usuário final. Assim, lógicas inteiras podem ser embarcadas em seu hardware, em muitos casos evitando a necessidade de outros equipamentos de controle. Entenda, a seguir, a relação entre os protocolos ION e ABNT para a medição de energia elétrica.

ABNT ION-CODI

O protocolo conhecido como ABNT-CODI foi desenvolvido nos anos 90 e normatizado pela ABNT na normal NBR14522. Ele é o padrão de intercâmbio de informações no sistema brasileiro de medição de energia elétrica e utiliza a Saída Serial de Usuário (SSU) como meio físico para se conectar à sistemas de controle e leitura de suas informações. Em seu pacote padrão de 8 bytes ele carrega as informações de tempo restante até o final do intervalo de demanda ativa, indicador de cobrança de reativo, identificador de posto tarifário e de tarifa e número de pulsos de energia ativa e reativa desde o início do intervalo.

Assim, o entendimento destes dois protocolos é importante para o optante da contratação livre de energia. Os padrões estabelecidos nos Procedimentos de Rede, no Módulo 5 dos Procedimentos de Distribuição, definem certos requisitos para o sistema de medição de faturamento adequado ao consumidor livre. Entre eles, está a disponibilização da Saída Serial de Usuário, no protocolo ABNT-CODI, ao consumidor para utilização principalmente na comunicação e entrega de informações aos controladores de demanda. Assim, o protocolo ION, presente nos medidores da Schneider Electric, que tem grande representatividade no parque instalado para médios e grandes consumidores, deve ser convertido para o protocolo ABNT-CODI para que as informações possam então serem lidas pelos controladores de demanda.

Um gateway ION-CODI funciona como este tradutor, que se comunica com os medidores via protocolo ION, converte este protocolo para o ABNT-CODI mantendo todas as características originais dele, tanto em sua forma normal quanto estendida e então repassa as informações ao controlador.

Desta forma, o consumidor e a distribuidora de energia conseguem concomitantemente manter as características metrológicas e avançadas dos medidores com protocolo ION e ainda seguir os padrões normativos, provendo a Saída Serial de Usuário em ABNT-CODI para o consumidor.

Fonte: https://memt.com.br/blog/?p=743