(11) 9.6597-8702 | contato@davincienergy.com.br
You are currently viewing Quais são as principais aplicações da energia solar? Descubra!

Quais são as principais aplicações da energia solar? Descubra!

O sol, que todos os dias dá o ar da graça, tem função muito maior do que apenas garantir um belo bronzeado no verão. Essa estrela anã, localizada no centro do Sistema Solar, é a nossa principal fonte de luz. Além disso, entre as importantes aplicações da energia solar, estão a manutenção da temperatura ideal e da vida no planeta Terra.

Já que o assunto é fonte de energia, vale destacar a revolução trazida pelos módulos solares, que transformam a luz do sol em energia elétrica. E você sabia que esses módulos, também conhecidos como placas ou painéis solares, podem ser instalados no seu lar e ajudar a reduzir sua conta de energia?

Quer conhecer melhor algumas aplicações da energia solar? Então continue a leitura deste texto!

Usinas solares

Atualmente, muitos governantes estão preocupados com a degradação do meio ambiente. Por isso, em diversos países, o investimento em usinas solares tem aumentado nos últimos tempos. As usinas solares possibilitam a geração de energia elétrica em grande escala de uma forma totalmente renovável! Afinal, somos presenteados diariamente com luz solar praticamente ilimitada e, até mesmo em dias nublados, o sistema fotovoltaico continua funcionando.

Também é importante lembrar que, durante a geração da energia solar, nenhum poluente é liberado, o que contribui, ainda mais, para a preservação do nosso planeta e para uma melhor qualidade de vida de todos, principalmente a da sua família.

Aquecimento de água

Uma aplicação bastante útil da energia solar é o aquecimento de água. Existem duas formas de realizar esse procedimento. Uma delas consiste na utilização do próprio calor do sol para esquentar a água, por meio dos coletores solares.

Outra possibilidade é converter a luz do sol em energia elétrica, por meio de painéis fotovoltaicos. Depois, a eletricidade gerada pode ser utilizada para esquentar a água que sai do seu chuveiro e da sua piscina. Além de poder tomar um banho quentinho, você também poderá nadar em uma deliciosa piscina aquecida!

Autogeradores

Alguns aparelhos podem gerar energia quando iluminados pela luz do sol, por meio da instalação de placas de captação solar. Existem alguns postes de iluminação e irrigadores de jardim que só funcionam graças a este mecanismo. Os autogeradores também são chamados de dispositivos autônomos, pois eles apresentam autonomia suficiente para funcionar devido à produção da sua própria energia elétrica!

Energia em locais isolados

Regiões distantes dos grandes centros urbanos sofrem, muitas vezes, com a falta de energia. Dessa forma, áreas remortas, como zonas rurais e reservas florestais, podem ser muito beneficiadas com a instalação de painéis fotovoltaicos, capazes de converter a luz solar em energia elétrica.

Geração de créditos: aplicações da energia solar excedente

Caso a eletricidade produzida pelo módulo solar instalado na sua residência não seja completamente consumida, ela é enviada para a rede elétrica da concessionária local. Esse excesso é convertido em créditos, que poderão ser utilizados ao longo de 5 anos. Seu bolso e o meio ambiente agradecem!

Fonte: https://moduloenergia.com/quais-sao-as-principais-aplicacoes-da-energia-solar-descubra/